PROJETO

OBJETIVOS

Desenvolver práticas de leitura e escrita dos alunos a partir da utilização de produtos culturais (CD, DVD, filme e livro) e de redes sociais (blog, twitter, youtube) como espaços de acesso e produção de diversos gêneros textuais e digitais (sinopses, fichas técnicas, resenhas, trailers, propagandas, posts, twetts, vídeos etc.).

CONTEÚDOS

Leitura
Gêneros Textuais
Técnica do Resumo
Argumentação
Oralidade

SÉRIE

A edição de 2012 será realizada, exclusivamente, com os alunos do 1º ano do Ensino Médio Profissionalizante

TEMPO ESTIMADO

3 meses

JUSTIFICATIVA

O projeto surgiu da necessidade de se revitalizar/qualificar nossa prática docente no ensino da língua materna (portuguesa), à medida que constatamos um distanciamento dos alunos em relação à leitura e à escrita escolar. Diante disso, criamos o projeto “Pipoca Cultural”, que tem por objetivo desenvolver práticas de leitura e escrita a partir do uso de produtos culturais na sala de aula em uma escola de ensino médio profissionalizante na cidade de Floriano/Piauí/Brasil. Essa abordagem justifica-se pelo grande e espontâneo interesse dos jovens pelos produtos culturais e pelas redes sociais, considerando que eles passam muito tempo assistindo filmes e seriados, ouvindo músicas, lendo livros temáticos (trilogias, séries etc.) e, principalmente, “navegando” nas redes sociais. Portanto, desenvolvemos um projeto de leitura e escrita articulando o uso de produtos culturais (CD, DVD, filme e livro) e de redes sociais (blog, twitter, youtube), enquanto espaços de acesso e produção de diversos gêneros textuais e digitais. Com isso, seria possível trabalhar vários aspectos do ensino de língua portuguesa, entre eles, a técnica do resumo, a argumentação, a crítica, a criatividade, a expressão verbal e corporal, a produção e mobilização de variados saberes que, em última análise, favorecem a qualificação das práticas de leitura e escrita dos alunos.

METODOLOGIA

O projeto consiste na integração de diferentes mídias, digitais e impressas (CD, DVD, filmes, livros, redes sociais), como recurso pedagógico no ensino de língua portuguesa, compreendendo os seguintes procedimentos: 

i) levantamento e escolha dos produtos culturais; 
ii) exibição/leitura dos produtos culturais; 
iii) elaboração, correção e reescritura de sinopses e fichas técnicas sobre os produtos;
iv) criação e realização de enquetes, através da internet, sobre a recepção dos produtos;
v) produção e apresentação de vídeos (propaganda sobre os produtos);
vi) elaboração de resenhas.

PRODUTO FINAL

Catálogo de produtos culturais (filmes, cds, dvds e livros lançados recentemente no Brasil e no Exterior), com dicas, sinopses, fichas técnicas e curiosidades.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

O projeto “Pipoca Cultural” é permanente e suas atividades deverão se desenvolver durante todo o processo, no entanto, os resultados da 1ª edição são bastante positivos. De fato os alunos têm um grande interesse pelos produtos culturais e pelas redes sociais, o que os mantiveram motivados durante todo o processo de planejamento, execução e apresentação dos trabalhos. Isso facilitou a realização das atividades e, do ponto de vista do ensino-aprendizagem, trouxe muitos benefícios para o desenvolvimento e a qualificação das práticas de leitura e escrita dos alunos. Eles perceberam que ler não se limita ao livro-texto, mas que um filme, por exemplo, está cheio de possibilidades de leitura, desde a sinopse até os créditos finais, passando pelas falas, imagens e sons que constituem a obra. Da mesma forma, compreenderam que a escrita não é só aquela que o professor exige na sala de aula, mas que suas frases, recados e mensagens postadas nas redes sociais também significam escrever. Além disso, o significativo interesse e motivação dos alunos revelam as possibilidades/potencialidades do uso de produtos culturais e das mídias digitais de modo geral no processo ensino-aprendizagem, especialmente a internet e suas ferramentas, instrumentos cada vez mais presentes no cotidiano dos estudantes. Contudo, o desempenho e os depoimentos dos alunos em relação ao projeto nos mostram que estamos no caminho certo e que, de alguma forma, as atividades que estão sendo desenvolvidas no “Pipoca Cultural” traduzem-se em aprendizagens significativas não somente na perspectiva da leitura e produção de textos, mas também da formação desses jovens de modo geral.